O(s) Fim(ns) do mundo

Oi.

Como podem perceber ainda não morri, e mesmo se tivesse morrido, o ClaMAN ia querer 5 postagens diretamente do inferno.

De qualquer forma, aqui estou para agradar a toooodos vocês, leitores. porém não.

Então começa aqui mais um incrível post especial sobre o…

Fim do mundo

E como a moda agora é explodir o planeta, fiquei pensando por muito tempo para fazer uma postagem sobre o fim do mundo, até que revirando a memória, lembrei de um texto que havia lido no site Humor na ciência.

O texto mostra uma looooonga lista de vezes em que o planeta quase foi pro beleléu. Pelas minhas contas, já teríamos explodido, queimado, morrido afogado, sido abduzidos 50 vezes!

A parte boa desta lista é que até agora todos falharam…Ah não diga

Então, vamos começar com essa frase, de um autor desconhecido… Caio F. de Abreu ou Clarice Lispector

Penso que esta talvez tenha sido a primeira profecia, quando um dos hominídeos que tinham descido das árvores descobriram o fogo, houve um que olhou para as chamas e viu o fim do seu mundo.

E começa a lista:

Século I – os primeiros cristãos esperavam a segunda vinda de Cristo na geração seguinte à sua morte.

500 – Hipólito de Roma, Sexto Júlio Africano e Santo Ireneu de Lyon previram o fim do mundo para este ano.

799–806 – São Gregório de Tours calculou que o fim do mundo aconteceria entre 799 e 806.

800 – Depois de ter errado sua primeira previsão, Sexto Júlio Africano refez seus cálculos e cravou o fim do mundo para o ano 800.Parece que ele errou de novo.

992 d.C.: Em 960, Bernard de Thurings anunciou, com alarme na Europa, que o mundo só tinha mais 32 anos de existência. Felizmente para ele morreu antes da data anunciada.

31.12.999: O mundo acabaria 1000 anos após o nascimento de Cristo. Parece não ter havido tanto “barulho” como se pensa. Mas é significativo que o Papa Silvestre II e o imperador Otão III tenham terminado as suas quesílias politicas.

31.12.1033: Afinal não se devia contar a partir do nascimento mas sim da morte de Cristo…

Setembro de 1186: O astrólogo João de Toledo, em 1179, anuncia o fim do mundo quando todos os planetas estiverem em conjunção em Libra. Se incluirmos o Sol, isso aconteceu em 23 de Setembro de 1186 às 16:15 TMG, ou a 3 de Outubro do novo calendário. O arcebispo de Cantuária pediu um dia de oração, o alinhamento ocorreu, o Fim do Mundo não.

1260: Joaquim de Fiore apontou para 1260. O ponteiro não estava bom.

19 de outubro de 1533 – o matemático Michael Stifel calculou que o Juízo Final começaria às 8h deste dia.

terra pegando fogo

Pera aê, pera aê… é muuuuita coisa nessa bagaça, já morremos um tanto e mal começou a lista…

Se você quiser continuar lendo sobre isso clique aí embaixo

Se você não quiser ler sobre isso, use o scroll do mouse, ou aperta ‘setinha’ pra baixo, ou então aperte PAGE DOWN.

1 Fevereiro 1524: Uma das datas mais espetaculares. O fim seria pela água.

Em Junho de 1523 os astrólogos calcularam que o Fim se iniciaria em Londres com um dilúvio. 20.000 pessoas abandonaram as suas casas. O pároco de S. Bartolomeu construiu uma fortaleza com água e comida para dois meses de espera. Quando nada aconteceu fizeram-se novos cálculos que apontaram para mais cem anos.

Mas esse ano foi mesmo especial! Nicolaus Pere previu que a conjunção dos principais planetas em Peixes (um simbolo da água), o que reforçava a ideia do diluvio. Uma das vozes que se levantou contra foi George Tannstetter, astrólogo e matemático. No seu horóscopo previu que viveria para lá de 1524, o que o levou a negar os outros calculos. Era um céptico. Uma inundação gigante foi prevista para 20 de Fevereiro (ou 2 de Fevereiro) pelo astrólogo Johannes Stroeffler em 1499. A conjunção envolvia Mercurio, Venus, Marte, Jupiter e Saturno, mais o Sol, todos em Peixes. Mas foi em 23 e não em 20.

Em resposta a estas profecias, na Alemanha, as pessoas construíam barcos, e um Conde Von Iggleheim construiu uma arca com 3 andares. O mesmo se passava em Toulouse. Quando choveu ligeiramente na data prevista as pessoas atacaram a arca do Conde. Pessoas morreram.

1532: Frederick Nansea, bispo de Viena, achou que um grande desastre estava próximo. Acreditou nas testemunhas que o informavam do que viam: cruzes sangrentas no céu, um cometa, três sóis, um castelo no céu.

13 Outubro 1533, 8h00: Michael Stifel (tambem conhecido por Stifelius) calcula a data e hora a partir do Livro das Revelações. Quando o mundo não se evaporou, perdeu as suas vestes eclesiásticas.

1537: 1537 – o astrólogo francês Pierre Turrel previu quatro possíveis datas para o fim do mundo. Ele usou 4 métodos diferentes de cálculo, chegando a 4 datas diferentes espalhadas por 277 anos: 1537, 1544, 1801 e 1814. Pelo visto, errou todas.

1584: O astrólogo Ciprian Leowitz, incluido em 1559 no index de autores proibidos por Paulo IV, prediz o fim para 1584. Pelo sim, pelo não, calcula cartas astrológicas até 1614. Fez bem.

1600 – o mundo acabaria até 1600, acreditava Martinho Lutero

1656 – alguns cristãos acreditavam no fim do mundo para esta data, já que este é o suposto número de anos entre a criação e o dilúvio, de acordo com a Bíblia.

diluvio

1666 – como o 666 é tido com o o número da besta, os europeus temiam que o ano fosse o ano do Apocalipse. O medo aumentou depois do Grande Incêndio de Londres, que foi encarado sinal da ira de Deus.

1704: O Cardeal Nicholas de Cusa, sem autorização do Vaticano, declara o Fim para 1704.

13.10. 1736: Novo fim do mundo a começar em Londres. Desta vez previsto por William Whiston. Nem sequer choveu.

1757: Emanuel Swedenberg anuncia o fim do mundo, informado por um anjo, segundo ele. Ninguem lhe ligou, nem os anjos.

1874: Data calculada por Charles Taze Russel das Testemunhas de Jeová para o Fim.

1881: Data obtida através de medições na Grande Pirâmide de Gizé, no túmulo de Cheops. Novos cálculos, mais “precisos” alteram a data para 1936. Melhorando-se ainda a medição e os calculos, obteve-se 1953. Continuam a ser feitas medições.

1910 – em 1881, o astrônomo Camille Flammarion descobriu que as caudas dos cometas incluem um gás mortal chamado cianogênio. E aí a passagem do cometa Halley, em 1910, virou verdadeiro motivo de pânico coletivo. O medo era que a humanidade fosse intoxicada pelo gás mortal que vinha na cauda do cometa.

meteoros

29 de abril de 1988 – de novo, o cometa Halley. Desta vez, Leland Jensen previu que ele seria puxado para a órbita da Terra nesta data, causando grande destruição.

1914: A segunda das datas das Testemunhas de Jeová.

1936: Novas medições na Grande Pirâmide.

1953: Novas medições na Grande Pirâmide.

1975: A terceira data das Testemunhas de Jeová. Errada como as outras.

2000: O ‘Bug do milênio’ causa panico na população.

2008 – o ministro Ronald Weinland, da Igreja de Deus, disse que centenas de milhões de pessoas morreriam a partir de 2006 e que começaria o “pior momento da história humana”. Ele previu também que no outono de 2008, os Estados Unidos deixariam de ser uma potência e não existiriam mais.”

2011 – Harold Camping previu o fim do mundo e uma série de terremotos devastadores a partir de 21 de maio de 2011. Segundo ele, apenas 3% da população mundial iria para o céu. Ao errar a data, ele reviu a data para 21 de outubro do mesmo ano e alegou que o que ocorreu em maio foi um “julgamento espiritual” que preparava para o grande dia.

______________________________________________________________________

A longa lista acaba aqui. Já teríamos explodido e queimados e inundados e explodido de novo várias vezes…

Já que você chegou até aqui, continue lendo nossas postagens!

Estamos quase no fim

Aproveite o momento

Fim do mundo?

Fim do mundo? Talvez…

Post especial de fim do mundo (2011)

Darmstádtio

P.S.1: Ah, não posso deixar de agradecer ao portal EBC, já que tirei umas de lá também… (A autora Nathália Mendes, teve  a mesma ideia que eu, só que ela publicou enquanto eu jogava… )

Anúncios

3 comentários em “O(s) Fim(ns) do mundo”

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s