Algo que eu detesto em livros: Capas Especiais de Filmes

Às vezes, a adaptação de um livro para um filme pode até ficar boa… mas não gosto do fato de o livro ganhar capas relativas ao filme… Leia para entender melhor do que estou falando.

Eu não queria isso, mas o título da postagem tá dando spoiler. Mas, se eu não colocar direito, não vão achar o blog no Google.

tag_textoNão é que eu detesto ler, nem que detesto histórias. Qualquer ideia pode se tornar uma grande história, tudo depende de como o autor a escreve e da popularidade que alcança (seja porque a história é muito boa ou muito ruim, mas de qualquer jeito vai vender).

Ta aí uma série que muitos leram só para ver se era como tinham falado.
Ta aí uma série que muitos leram só para ver se era como tinham falado as críticas.

Essa popularidade é a questão principal. Vejam a série Crepúsculo: uma história que adapta conceitos dos tão conhecidos seres das trevas que se alimentam de sangue (vampiros) e dos homens que viram monstros nas luas cheias (lobisomens).

Touhou: como é um encontro entre vampiros e lobisomens na terra cheia de fantasias onde se passam os jogos. (nota: se não gostou da tradução, veja o original em inglês clicando na imagem.)
Touhou: como é um encontro entre vampiros e lobisomens na terra cheia de fantasias onde se passam os jogos. (nota: se não gostou da tradução, veja o original em inglês clicando na imagem.)

Crepúsculo ainda acrescenta um romance (e, de quebra, um triângulo amoroso, melhor (e mais fácil) forma possível para criar conflitos em uma história romântica)  em que qualquer garota pré-adolescente pode se identificar.

Logicamente, a indústria cinematográfica pegou os corações que o livro cativou. Nisso, cinco filmes foram feitos. E, querendo ou não, o livro ganha com isso, pois quem gostou da batalha Edward (ah, ele brilha! *-*) x Jacob (ah, ele é quente e só anda sem camisa! *-*) quis comprar todos os itens relacionados à história.

Twilight Book Collection
Aquele momento em que você vai procurar no Google imagens de coleções relacionadas a crepúsculo e acha uma imagem do seu próprio blog. Não sei se rio ou se choro.

Na capa do livro após o filme:

“A história best-seller que originou o filme nº 1 nas bilheterias!”

E, junto, os atores na capa, ou imagens do filme, como em:

O Hobbit, livro convenientemente alongado para três filmes.
O Hobbit, livro convenientemente alongado para três filmes. Será que em algum momento eles leram a história original para saber como fazer a coisa certa? Ou apenas confiaram em estatísticas de ganhos com bilheteria? Porém, já falei disso numa postagem anterior (chamada “Adaptação x Original” (cliquem na imagem se não lembrarem e leiam lá)).
vantagensdeserinvisivel_capacinema
As vantagens de ser invisível, com a Hermione¹ de cabelo curto encostada no Percy Jackson² e com um outro carinha meio japa no fundo. Agora, tente encontrar o livro com a capa original por aí. (¹ Pra mim, a Emma Watson vai sempre ser a Hermione. ² Se eu fosse o Rony, não deixava.)
A menina que roubava livros teve a capa original (e muito mais bonita, na minha opinião (clique na imagem para ver e tirar suas próprias conclusões)) roubada por causa da adaptação cinematográfica que ganhou.
A menina que roubava livros teve a capa original (e mais bonita, na minha opinião (clique na imagem para ver e tirar suas próprias conclusões)) roubada por causa da adaptação cinematográfica que ganhou.
A Viagem do Peregrino da Alvorada: O terceiro livro a ser publicado (e o quinto na ordem de leitura) na série As Crônicas de Nárnia também ganhou capa especial pelo lançamento do filme (embora, depois do que eles fizeram com o segundo filme (Príncipe Caspian), eu não bote mais fé em adaptações para cinema a partir do que o C.S.Lewis escreveu).
A Viagem do Peregrino da Alvorada: O terceiro livro a ser publicado (e o quinto na ordem de leitura) na série As Crônicas de Nárnia também ganhou capa especial pelo lançamento do filme (embora, depois do que eles fizeram com o segundo filme (Príncipe Caspian), eu ache que não conseguem fazer uma adaptação decente do que o C.S.Lewis escreveu).
A Hospedeira: de uma capa que só tinha um olho, surgiu uma garota e dois caras (sendo que um deles também atuou em Percy Jackson...)
A Hospedeira: de uma capa que só tinha um olho, surgiu uma garota e dois caras (sendo que um deles também atuou em Percy Jackson…) E como eu não li e nem vi o filme, não tenho o que falar para enrolar vocês aqui na legenda.

E qual é o porquê de eles fazerem isso com as capas dos livros (que, muitas vezes, tem mais sentido oculto (ou não) do que uma foto com os atores do filme)?

Posso resumir em uma imagem (que vale mais do que mil palavras!):

(quem quiser ver mensagens subliminares que o dinheiro carrega, clique na imagem)
(quem quiser ver mensagens subliminares que o dinheiro carrega, clique na imagem)

De um livro popular, saem filmes populares e lucrativos. Oras, pegue a história hit do momento e faça uma sequência de filmes. Para incentivar a venda do produto de origem (o livro, no caso), associe-o ao filme e vice-versa! A capa do livro com os atores, uma cena do filme ou coisa do tipo pode causar curiosidade no fã da série e fazer com que compre os DVDs Blu-rays, boxes especiais de colecionador (isso dá vantagem em séries com mais de dois livros!), revistas e guias relacionados… É o capitalismo, meu bem.

ClaMAN

P.S.1: Essa é a primeira vez que eu faço a primeira postagem do ano (excetuando-se 2011, em que eu fiz a primeira postagem desse blog). Em 2012 foi o Darmstadtio, em 2013 foi o VitorLSB e em 2014 foi o MM. Significa que terei que arranjar novos editores para fazer a primeira postagem do ano no ano que vem…

P.S.2: Essa postagem foi feita porque eu queria reclamar do fato de não achar o livro As vantagens de ser invisível com a capa normal, sem a Hermione Emma Watson. Porquê? 1º: não gosto de capas de livros com cenas do filme. 2º: não quero ler esse livro com a imagem mental de que a Hermione está pegando o Percy Jackson, embora nem saiba do que se trata a história (e não quero que me contem).

P.S.3: Algo que eu detesto em livros? O fato de que eles tem um final. E eu não posso lê-los para sempre (Mas, por sorte, posso lê-los várias vezes, então tá bom.)

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Se você comentar nessa postagem, o editor fará carinho em três gatos. Que tal comentar, então? É de graça!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.