Visual Novels

Um pouco do meu conhecimento sobre Visual Novels: o que são, quais são, sobre o que que é e onde achar. Não entendeu? Então leia mais!

Anúncios

clannad_porque_e_clicheColocar uma imagem de Clannad (exemplo de Visual Novel) é apelativo o suficiente para você querer ler uma postagem mais alternativa do que o normal?

SIM
CLANNAD! FURUKAWA-SAN! AWWWWWN * – *
NÃO
EU SOU UM JEDI

Então…

Boa madrugada, eu sou o ClaMAN e estarei orientando vocês pelo mundo das Visual Novels. E bem…

ClaMãN, o que é uma visual novel?

Não precisa me interromper, já vou explicar! Como eu ia dizendo, há muito o que se falar sobre visual novels.

2gw9rfn
Steins;Gate. É uma série bem popular, sabia?

Para começar, se você já viu um desses animes: School Days, Clannad, Steins;Gate, Grisaia no Kajitsu, Amagami ou Little Busters, então saiba que eles foram originados de visual novels.

Como assim, ClaMãN, achei que eram animes!

São animes, mas foram baseados em outra obra. Tipo o filme de Cinquenta Tons de Cinza, que foi baseado nos livros da E.L.James. No caso, animes são geralmente baseados em mangás e novels, mas também podem ver de jogos e etc.

Grisaia no Kajitsu ganhou anime recentemente
Grisaia no Kajitsu ganhou anime recentemente

E, ô ClaMãN onde entram as visual novels nisso? Aliás, o que são visual novels?

Levaremos em conta que “novel” é romance (no sentido de livro, não de amor). Uma visual novel seria um “livro visual”, que é, basicamente, um jogo.

ClaMãN, não entendi. É jogo ou é livro?

Já ouviu falar da série Fate?
Já ouviu falar da série Fate?

É um jogo que tem uma história. Normalmente, você encarna um personagem…

Tipo Skyrim, ou GTA, né, ClaMãN?

DEIXA EU TERMINAR! Continuando, você é o protagonista da história, e em geral, vê os fatos do ponto de vista dele (ou seja, primeira pessoa). Há ambientes e personagens dentro dessa história, além das ilustrações de eventos e das trilhas sonoras.

Em geral, ela é linear… Até que chega o ponto que diferencia uma visual novel de um e-book animado: as ESCOLHAS!

fukoprank1_zps01608148
TA-DA! Escolha!

Em determinados pontos, surgem escolhas na tela. Essas escolhas definem o rumo da história a partir daquele ponto.

E aí entra a questão das rotas

Little Busters. Estou baixando nesse exato momento.
Little Busters. Estou baixando nesse exato momento.

Grande parte das Visual Novels são de romance. Em geral, você é um homem e as demais personagens são garotas (além de algum amigo que só está lá pra te dar informações “adicionais” sobre as meninas). Cada garota é uma heroína, e a história só caminha para frente conforme você as conquista.

School Days, Clannad, Kanon, Little Busters e outras são desse tipo. De acordo com suas escolhas, você entra na rota de determinada heroína. Isso envolve normalmente uma história (específica daquela personagem, chamada de arco), e tem todo um drama… Se for romance, provavelmente, no final, haverá seu bônus: os CGs.

lunasora_cg_dont_look_at_me
Opcional: clique e veja o resto da imagem sem edição.

Ah, ClaMãN, então o CG é o “hentai” do jogo? Agora eu gostei!

Exemplo de sprite de personagem. O que muda para cada cena é a expressão e as roupas.
Exemplo de sprite de personagem. O que muda para cada cena é a expressão dela e as roupas, alem do cenário/fundo, que fica em outra imagem.

Não, filho de Deus, o CG é a arte para algum evento especial que não dá pra representar só com os sprites (veja ao lado esquerdo). Envolve cenas comuns, confissões, lutas e uns par de coisas. Claro, entra o “hentai” no meio? Entra, mas estou falando que não é só isso.

Ah, sim, falando em coisas para maiores… Nem toda visual novel é erótica (e, para as eróticas, existe o termo “eroge”). Algumas nem tem essa parte de “pegar garotas”, e são mais focadas na história. E, das visual novels de romance, algumas são livres (para todas as idades), e tem versões específicas com as tão desejadas cenas onde o romance é verdadeiramente consumado (se é que você me entende…).

incest is loveJá que grande parte das visual novels é de romance, falemos um pouco dos seus temas… A grande maioria é heterossexual e com personagens “acabando o ensino médio”. Porém, há as homossexuais (como a série yuri Sono Hanabira ni Kuchizuke Wo e várias de BL (boys love)), há as que tratam de amor entre irmãos, as que tem lolis… Tem para todos os gostos.

<aviso=”parte em que o conhecimento e experiência do ClaMAN é escasso”>

Não quer de romance? Tem histórias com mais ação, como Fate e Steins;Gate. Ou de mistério/horror como Higurashi no Naku Koro Ni, além de muitas outras que eu não conheço bem.

</aviso>

Bem, é isso. Qualquer sugestão, reclamação, xingamento ou correção pode ser enviada para mim por comentários.

ClaMAN

P.S.1: Espero que essa postagem de mais de 700 palavras sirva como uma boa justificativa para esses intervalos de mais de um dia sem postagens.

P.S.2: Quer baixar visual novels? Você pode procurar algumas das que eu citei nesse site aqui <erogedownload> (em inglês, mas dá pra entender), ou pode ver mais coisas sobre visual novels BR’s aqui <renpy> (em português BR) (ou aproveitar a ferramenta e criar sua própria visual novel).

B Ô N U S :

Papel de parede de Clannad pra vocês ficarem felizes :)
Papel de parede de Clannad pra vocês ficarem felizes :)

OBS.: Darmstadtio, só tem uma imagem dessa postagem que eu peguei do Danbooru. O resto veio tudo do Google.

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s