Dia 29?

Curiosidade aleatória: Esse post foi postado no mesmo horário que o anterior sobre anos bissextos. Até colocaria quantos dias/horas/minutos se passaram, mais é muito número. Quem sabe no próximo

Anúncios

Anos bissextos são algo curioso.
Alias, Fevereiro é um mês curioso.

Curioso já no nome, quem vem do latim Februa, que é um antigo ritual de purificação do romanos. Februa também dá origem ao termo “febre”.

Podemos até parecer evoluídos, mas ainda conservamos o ritual dos romanos, só que chamamos esse ritual de purificação de “Quarta-feira de cinzas” só que ao invés de ser purificação contra a febre, as pessoas tenta se purificar das DST’s do carnaval.

Falando em evolução, não podemos deixar de lembrar que o Brasil é um dos poucos países no mundo todo que anda mantem a tradição de começar o mês depois de fevereiro. Deixe-me explicar:

Quando os romanos (sim, eles de novo) fizeram o calendário, eles colocaram que o ano só começava em 1 de Março. É justamente por isso que o mês de Setembro atualmente é o 9º mês do ano; o mês de Outubro é o 10º; Novembro é o 11º mês e Dezembro ficou como 12º e ultimo mês. Se você fizer as contas (calma, se for de humanas eu já fiz pra você) vai perceber que se o ano começar em 1º de Março, o nome desses meses vai encaixar certinho e que o ultimo dia do ano seria 28 de fevereiro.

O que faz muito mais sentido. Diga-se de passagem.

Falando sobre passagem, aqui está uma. Ou um cartão para trasporte coletivo urbano da cidade de Sorocaba, como preferir.

Por culpa de Júlio César O Brasil perdeu de 7X1 contra a Alemanha a ordem dos meses foi alterada. Vários transtornos foram causados com isso, incluindo a falta de lógica no nome dos meses e transformando o 2º mês do ano o que tem a data variável.

O Google, assim como o Utilis, também se importa com dias com continuidade variável.

Variável me lembra mudança, que me lembra evolução que me lembrou de explicar o que falei acima sobre o Brasil e começar o ano agora.

Afinal, nós não seguimos as modinhas do resto do mundo e continuamos seguindo a cultura romana: O ano só começa depois de Fevereiro. Ou melhor,  só depois do carnaval.

Curioso não é?

Mais curioso ainda, é saber que habitamos um planetinha de 12 756,2 km que está viajando pelo espaço numa velocidade  de 107 200 km/h e que está rodando ao redor de apenas um dos milhares de bilhões de sóis disponíveis.
E nessa velocidade orbital e na distância que estamos, levamos 365,256363 dias. Ou melhor, 365 dias, 6 horas, 9 minutos e 9,8 segundos.

Bote a cara pra fora e de tchauzinho que você pode se ver nesse .gif

Por culpa dessas 6 horas, acumulamos horas que precisavam ser colocadas em algum lugar, em algum dia especial criado para estar fora do tempo. Bem, o dia escolhido é o dia de Hoje.

Darmstadtio
Editor oficial para postagens sobre anos bissextos

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s