Experiências (ruins) com desenvolvimento Android

Então o ClaMAN tentou aprender na marra (sem nem tentar o WikiHow) como fazer um aplicativo para Android.

Eu não sei se vocês sabiam (já devo ter comentado umas 50 vezes nos PSs), mas eu estou estudando arduamente para ser um programador.

Quando o programa não roda, ou roda e trava, ou roda, não trava e dá resultado errado...
Quando o programa não roda, ou roda e trava, ou roda, não trava e dá resultado errado…

Além de programar em C e Java, há tempos queria me aventurar pelo mundo mobile (palavra que tá na moda). Disseram que Android e Java tem tudo a ver, então decidi finalmente tentar (de novo, depois de umas tentativas fracassadas em aulas) alguma coisa para o sistema operacional da Google. Então, resolvi baixar um negócio chamado Android Studio.

Porém, como as coisas não são simples…

  • Esperar um bom tempo para baixar um troço de 1,6 GB
  • Esperar mais tempo ainda para instalar o troço
  • Receber alguns erros enquanto esse mesmo troço dominava meu espaço livre no HD, esgotava-o e ainda pedia mais
  • Chorar enquanto apagava os hentais episódios de animes que mais ocupavam espaço só para terminar de instalar o troço

*nota: nenhuma garotinha de anime foi perdida nessa transação. Só escrevi que apaguei para dar drama, mas apenas movi pra outro HD.

ClaMAN 0 x Android 1

Enfim, os 1,6 GB se multiplicaram como bugs em um projeto perto da data de implementação (piada de programador), mas enfim o troço instalou.

Eu, todo empolgado para fazer aplicativos para Android, fui lá e…

captura-de-tela-2016-11-13-00-37-12

Sério mesmo que, só porque meu nome (verdadeiro) tem um acento (e, pra variar, eu lembrei de usá-lo quando fui criar a conta de usuário), você não vai deixar eu salvar meu projeto onde eu quiser?

ClaMAN 0 x Android 2

Tudo bem, só dessa vez eu segui as vontades desse programa malvado infeliz. Criei o projeto, abri ele, tentei fazer alguma coisa…

E lembrei por que não aprecio muito Android: é tanta coisinha, em tanta classe, que confunde. Enfim, não entendendo bulhufas, fechei o Android Studio.

ClaMAN 0 x Android 3

Mas não significa que é o fim! Para desenvolvimento Java, conheço duas IDEs (leia-se: programa pra fazer programas): Eclipse (que não gosto) e NetBeans (que adoro). Apps Android, normalmente, são desenvolvidos com o primeiro (¬¬’) ou com o Android Studio (¬¬’ ²), mas eu achei um plugin que disse que faria eu programar em Android com o NetBeans!

ISSO É PODER!
ISSO É PODER!

Ok, configurado o plugin (sorte não precisar baixar e instalar todo aquele troço chamado Android SDK de novo), hora de criar o projeto no NetBeans. Foi, criou, apareceu lá… Junto com um problema: faltou a classe R.java.

E isso é importante? Bem… É importante sim.

ClaMAN 0 x Android 4

Enfim, aparentemente eu não tenho sorte (ainda) com Android. Talvez, se eu tentar com Windows Phone primeiro…

ClaMAN

P.S.: Continuar tentando (e não entendendo como) fazer alguma coisa de Android depois da meia noite não dá muito certo, então a continuação disso fica pra outro dia (e outro post).

B Ô N U S :

screenshot-android-sources-jar1
Sabe aqueles aplicativos inúteis (ou não) que você baixa na Play Store? Então, é assim que (eu acho que) eles são por dentro.

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

