Momento história: Quem foi Tiradentes

Um pouco sobre Tiradentes e o feriado de hoje.

Anúncios

Hoje é (ou foi) Dia de Tiradentes, feriado nacional no meio de chuva e frio. Você provavelmente já ouviu falar disso, talvez tenha feito trabalho sobre a vida dele, mas só lembra que é feriado e você não trabalha, estuda nem faz nada.

Então, vamos para uma aulinha de história dada por um cara que não é professor (ainda) e, até 5 anos atrás, não se interessava por história.

Tiradentes. Não confiem naquelas imagens de um cara cabeludão e barbudão semelhante a Jesus.

O nome de Tiradentes é José Joaquim da Silva Xavier. Ele nasceu em 1746, época em que o Brasil era uma colônia de Portugal e sua única serventia era exportar ouro para a Coroa Inglesa. Além de dentista amador (que, na verdade, não gostava de tirar dentes, preferia tratá-los), foi comerciante, tropeiro e mineiro (aliás, nasceu em Minas Gerais) e, além disso, também foi militar.

Cidade de Tiradentes (MG). Boa ilustração de postagem.

Desde essa época, os governantes já arrancavam dinheiro, bens e direitos do povo. E chegou uma época (1788/1789) que queriam extorquir muito mais o povo. Tiradentes e outras pessoas (uns caras de classe média alta da época, meio intelectuais) começaram a tramar para tirar o governador do poder, e depois ir mais longe: com base na independência americana e no iluminismo, proclamar uma república independente de Portugal.

Só que o golpe não deu certo porque apareceu um delator que denunciou todo mundo, e no fim Tiradentes se confessou culpado por tudo (mesmo não sendo o líder), foi enforcado e esquartejado por trair a Coroa (os outros fingiram que não era com eles e saíram mais inteiros). Depois de muito tempo (após a Independência do Brasil em 1822), viram que precisavam de um herói nacional que tivesse lutado pela liberdade do país ao lado do povo e escolheram Tiradentes, o mártir da inconfidência mineira.

Parece que, pra ser um herói, tem que ter cabelão e barba. Aliás, Tiradentes morreu no dia 21 de abril. Coincidência? Acho que não…

Essa é a história sobre o feriado de hoje. A próxima “aula” é no dia 9 de julho. E lembrem-se que história é importante: estudar o que aconteceu no passado para não cometer as mesmas burradas.

ClaMAN

P.S.: O Imagem e Postagem 10 fica pra semana que vem (considerem essa postagem como um 9 2/3). Amanhã tem diário do ClaMAN.

P.S.2: Não sabia de tudo isso, mas pesquisei aqui (Blog do Kleber Teixeira), aqui (Terra Saúde Bucal (hã?)) e aqui e aqui (Minas Gerais.info).

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s