Enem dá tensão

Gabaritos do Enem no ar… E nem dá tensão pensar no enem.

Anúncios

Ahh, o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)… A prova mais aguardada do ano por milhares de estudantes, seja para tentar entrar em uma universidade (via SISU, PROUNI, FIES e outras siglas), seja obrigado pelos pais, seja para se divertir (hã) ou só pra ver o #ShowDosAtrasados… E nem dá pra esquecer que ele existe.

Pessoas tentando não se tornar memes por chegarem após o fechamento dos portões e começarem a fazer escândalo.

Costumo dizer que o Enem é uma maratona em vez de uma prova para avaliar os alunos do ensino médio. Afinal, tem gente que passa o ano todo se preparando (cursinhos, simulados, videoaulas, 400 metros com obstáculos (para chegar antes do portão fechar), salto em distância (para pular o portão se ele estiver fechando) e aulas de teatro (caso a corrida e o salto não funcionem, pelo menos dá pra ter os 15 minutos de fama fazendo escândalo na frente do portão)). Mas isso é só a primeira parte, que é fazer a prova.

Estudiosos? Ou chutantes?

Depois de dois dias de provas (no meu tempo, eram dois dias seguidos) e uns torcicolos (ou vai dizer que ficar 5+ horas olhando pra baixo não trava seu pescoço?), começa a tensão real: descobrir quantas questões acertou. Hoje saiu o gabarito das provas, então quero ver começar a choradeira do tipo “Acertei tantas em química/física que é melhor começar a fazer arte para vender na praia”. Lembrando que número de questões certas na prova não significa maior nota…

Se você preencheu o gabarito como mostrado nessa imagem, está errado por dois motivos: 1º era pra usar caneta preta. 2º O certo é preencher completamente o quadrado (ou bolinha, sei lá)

Depois da calmaria (exceto para pessoas que estão se preparando para entrar na universidade/faculdade, pois depois do Enem é que começam os vestibulares de verdade), após as festas de fim de ano, é a hora da verdade: saber se todos aqueles chutes cálculos e teorias nas matérias de exatas e toda aquela enrolação leitura na prova de humanas valeu a pena para garantir uma boa nota, e se sua redação não foi zerada (afinal, pelo que eu sei, falar do signo Libras em vez da Linguagem Brasileira de Sinais é fugir do tema).

Redação nota 1000? Só se for em culinária.

Um dos maiores pontos de tensão do Enem é o Sisu – aqueles dias com o servidor instável, com a nota de corte dos cursos pretendidos subindo exponencialmente… E depois o desespero abordado pelas manchetes de “Não passei no Sisu, e agora?”. Fies e Prouni devem ser a mesma tortura (principalmente com o governo cortando coisas a cada dia…)

Enfim, a minha dica para tudo isso é: faça o Enem bem feito uma vez, tenha pelo menos uma segunda opção (fora do Sisu), passe em uma das duas, matricule-se e nem pense mais no Enem.

(nota: só avisando que depois vem o Enade, o Poscomp (para pós-graduação na área de computação, no meu caso), entre certificações, concursos e outras graduações. Ou seja, Enem se livrou, mas provas não faltam. Ah, e já citei a famosa monografia de conclusão de curso, ou TCC?)

Tem gente que diz que Enem é só uma prova, e nem dá tensão e nem é difícil… ¬¬’

ClaMAN

P.S.: Ananhã tem postagem sobre Proclamação da República. Para quem foi mal em história no Enem, já podem começar a estudar para o Enem 2018 :)

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s