Retrospectiva de 2017

Para se despedir desse ano que está acabando, nossa tradicional retrospectiva, com todas as 117 postagens de 2017!

Anúncios

Ah, o fim de ano… Ah, as promessas de fim de ano… Ah, as opiniões de quem vê outras pessoas fazendo promessas de fim de ano e acha que elas não vão cumprir…

Gente comemorando a virada do ano em algum lugar com fogos. Daqui a 40 minutos isso acontecerá novamente.

Enfim, 2018 já está batendo à porta (faltam uns 40 minutos) e esse ano  foi cheio de coisas (Trump nos EUA, problemas em prisões, greve de PMs no Espírito Santo, atentados, terceirização, greve geral (1), carne fraca, Justin Bieber no Brasil, lava jato, Coreia do Norte, baleia azul, reforma trabalhista, greve geral (2), delação do Joesley, Lula condenado, aumento de impostos, Temer inocentado (2 vezes), Catalunha e sua independência da Espanha, tiroteios e facções no Rio, atentados (terroristas ou não), políticos presos, aumento da gasolina e do gás (perdi a conta de quantas vezes), indulto de Natal, greve de PMs no Rio Grande do Norte, Bruna Marquesine e Neymar terminando namoro, Rock in Rio e Lady Gaga cancelando show, especial do Roberto Carlos, fora outras coisas)(bem, citem um ano que não tem um monte de coisas).

Mas, como sabem, somos um blog que pouco se importa com as reviravoltas do Brasil e do mundo, e quer mais trazer inutilidades que divirtam (ou não) sua vida. Esse ano tivemos uma agenda, esse ano tivemos 117 postagens, passamos de 200 mil visualizações, fizemos a 1000ª postagem publicada, e agora é hora de tomar champanhe e comer a ceia de ano novo e ver o que passou!

(Vinheta de abertura: UTILIS INUTILIS orgulhosamente apresenta… A RETROSPECTIVA INÚTIL DE 2017!)

Nota: esse ano, resolvi inovar na retrospectiva: Séries estão separadas de “postagens regulares”. Boa leitura e boa diversão!


Séries

Diário (inútil) do ClaMAN

18 de janeiro: A série que era para ser um vlog (mas não foi porque o ClaMAN não pensou nisso quando criou) começou aqui: coisas de férias no Diário (Inútil) do ClaMAN #0 (porque programadores começam a contar do 0, não do 1 como meros mortais).

19 de fevereiro: Sete jogos do Steam do ClaMAN, além de OMSI e Euro Truck. Visual Novels e simuladores é o que há nesse diário #1.

19 de março: Os animes da temporada de janeiro de 2017: Um resumo breve de alguns que interessaram o ClaMAN no diário #2.

22 de abril: algumas emoções e suas causas no Diário do ClaMAN #3.

22 de maio: Quem são os vitoriosos (e os segundos lugares)(e os terceiros colocados)(e o resto) e porque agem como vitoriosos (ou perdedores) no Diário #4 (porque o ClaMAN ganhou o 3º lugar numa maratona de programação por sorte)

19 de junho: O diário #5 falou da relação Início do inverno = algumas doenças respiratórias comuns (gripe e tals).

20 de julho: No diário #6, o dia do amigo virou tema para uma listinha com tipos de amigos que você guarda no lado esquerdo do peito… Ou não.

19 de agosto: Diário #7 falando sobre aniversários, festas e bolo.

25 de setembro: Diário #8 comentou sobre excesso de compromissos (é só se aproximar do fim do ano e dá nisso).

30 de outubro: Com o intervalo entre postagens aumentando, ClaMAN fala sobre alguns vícios nesse diário #9.

20 de dezembro: Plano de postagens para o Natal (pois, até então, digamos que o blog estava abandonado) no diário #10 (que era para ter sido feito em novembro).

27 de dezembro: Postagem de despedida da série, o Diário #11 falou sobre comidas de Natal. É muita coisa gostosa numa postagem só.

Imagem e Postagem – 2ª temporada

3 de fevereiro: Ressurreição de série para ver se o Darmstadtio voltava pra dar um apoio no blog: Imagem e Postagem – 2ª temporada (identificados a seguir como I&PII X, sendo X um número inteiro maior que zero e menor ou igual a 10) com participação dos universitários!

10 de fevereiro: um cofre de porquinho e falando de economia. Esse foi o I&PII 2.

17 de fevereiro: falta de imagem ou falta de ideia? Um calendário e a semana do ClaMAN no I&PII 3.

24 de fevereiro: começando os embalos de carnaval, uma inocente máscara carnavalesca tornou-se motivo para uma analogia à futilidade no I&PII 4.

03 de março: Utilis Inutilis e a natureza: que tal um ornitorrinco e um pouco das curiosidades desse bicho? Só no I&PII 5.

10 de março: Um céu e uma estrada. O sentido maior por trás disso é simbólico. E a imagem desse I&PII 6 serve como papel de parede.

17 de março: Cosplays e fantasias – o desejo de ser algo a mais representado em uma roupa especial no I&PII 7.

24 de março: A beleza do outono em uma (na verdade, duas, mas a segunda não conta tanto) imagem. Esse foi o tema do I&PII 8.

31 de março (adiado para) 07 de abril: Tecnologia e smartphones no I&PII 9: O quanto é possível fazer um telefone ser “smart” (inteligente)?

07 de abril (adiado para) 28 de abril: O que é uma imagem? O que você imagina é uma imagem? Foi o tema do I&PII 10, encerrando a temporada.

AnimeRelacionado

20 de janeiro: Perto do início do BBB, nosso AnimeRelacionado 7 trouxe um anime de gente estranha em um dormitório escolar para gente estranha: Sakurasou no Pet na Kanojo.

25 de fevereiro: Como uma sugestão para assistir durante o carnaval, o AnimeRelacionado 7¼ veio de No Game No Life. Dois irmãos gamers em um mundo onde tudo se resolve com jogos – será o paraíso?

28 de agosto: AnimeRelacionado 7½ falando sobre Saenai Heroine no Sodatekata (ou apenas Saekano). Após ver uma linda garota, em vez de se declarar, que tal criar uma visual novel?

Games of ClaMAN

2 de fevereiro: Games of Thrones ClaMAN #4 mostrou como é ser um caminhoneiro em um conhecido jogo: Euro Truck Simulator 2.

10 de maio: Após o anúncio do Touhou 16, foi hora de retomar o Games of ClaMAN #2 e falar do 7º jogo de Touhou Project: Perfect Cherry Blossom.

Algumas verdades da vida

3 de junho: A estreia da série mostrou que aquela receita de um minuto não leva um minuto para ser preparada.

28 de junho: O segundo post mostrou que nem sempre o ônibus para após você dar sinal para embarcar.

3 de agosto: o terceiro post mostrou que a volta às aulas após as férias não implica que o ânimo para estudar volta junto.

5 de setembro: a quarta postagem nos lembrou que não basta dormir muito para parar de acordar cansado.

Músicas de Segunda

26 de junho: roubando pegando emprestada a série de outro editor para apresentar uma banda que mistura sertanejo com rock: Hardneja Sertacore!

Momento História

21 de abril: A primeira postagem do Momento História falou de Tiradentes, o mártir da inconfidência mineira e do segundo feriadão de abril.

9 de julho: A segunda postagem do Momento História falou da Revolução Constitucionalista de 1932, movimento paulista e feriado só no estado de SP (que caiu num domingo, então tanto faz).

7 de setembro: Data tão festiva, foi a independência dessa terra tão querida, em 1822. O Momento História, 3ª postagem, mostrou a história por trás desse dia (que caiu em uma quinta-feira, então foi feriadão).

15 de novembro: Um feriado em 4ª feira, lembrando da Proclamação da República ou… o primeiro golpe militar no governo do Brasil, como preferir.


Postagens regulares

Janeiro: 5 postagens

Dia 1: Sem nem deixar o pessoal acordar da ressaca, já começamos com postagem de apoio e de feliz 2017.

Dia 13: Depois de um bom espaço de tempo, a primeira sexta-feira 13 de 2017 chegou e, com imagens de garotas de anime com roupas estilo gothic lolita, não deixamos passar em branco.

Dia 24: Bluetooth? Wi-Fi? Mouse sem fio? Sim, essas coisas estão entre nós, tudo sem problemas com cabos e plugues.

Fevereiro: 13 postagens

Dia 5: Por que o ano letivo começa em outros dias em outros países? Não sei, mas sei que é assim que é. E muita gente (incluindo eu) voltou às aulas no dia seguinte, no Brasil.

Dia 8: 6 anos de Utilis Inutilis… Quem diria… Deu até emoção escrever a 921ª postagem.

Dia 14: Que tal dar um chocolate para a pessoa que você gosta… Só que de um jeito diferente? Esse foi nosso Valentine’s Day.

Dia 21: Quando até os comentários em spam falam bem do blog, significa que tem algo errado com os leitores que não comentam o spam.

Dia 27: Em pleno carnaval, um debate sobre o sentido do carnaval (ilustrado com imagens da folia Brasil afora).

Dia 28: Desde os tempos do carnaval de salão até os dias de hoje, algumas marchinhas de carnaval – clássicas!

Março: 13 postagens

Dia 06: Mal lançaram o Nintendo Switch e já tinha gente testando a resistência do console. Só acho que isso virou modinha.

Dia 08: Dia internacional da mulher: três músicas com esse tema.

Dia 12: Pleno domingo, ainda em estação calorenta… Fizemos uma lista com coisas que você poderia fazer nesse dia.

Dia 14: White Day, resposta do Valentine’s Day. Chocolates brancos (ou não só isso) dados pelos garotos.

Dia 22: Dia Mundial da Água: A importância da água no mundo… Dos animes.

Dia 25: de Março: A rua clássica da cidade de São Paulo ganhou postagem (e comparação non-sense com Akihabara).

Dia 29: Com o mundo atual em crises e problemas, já pensou em viajar para outros mundos? E quais são as opções de mundos que a fantasia nos oferece?

Dia 31: Isso é um aviso de adiamento de postagens ou é uma coletânea de screencaps de um anime?

Abril: 14 postagens

Dia 01: O primeiro glossário de animes que já vi na internet brasileira foi, enfim, publicado. (demorou porque cresceu mais do que eu esperava)

Dia 01: Não teve jeito. Como março inteiro quase só teve postagens de anime (propositalmente), e ainda depois de publicado aquele glossário, o jeito foi transformar o Utilis Inutilis em Utilis Animes. Claro que a brincadeira foi desmentida no dia seguinte.

Dia 04: Voltando à programação normal (sem imagens ou referências a animes), semana de provas só pra começar o mês.

Dia 10: Pequenos poemas de três linhas – haikais – voltados para quem trabalha (e sofre) com a área de informática/tecnologia da informação.

Dia 13: Dia do beijo no UtiInuti só podia dar em imagem de anime? Não tanto dessa vez – até os Evangelhos entraram no meio.

Dia 14: Sexta-feira Santa e peixe: tudo a ver no primeiro dos feriadões de abril.

Dia 16: Jesus ressuscitou na Páscoa e o que a gente mais vê são coelhos dando ovos de chocolate?

Dia 25: A internet inventa de tudo. A moda da vez? Falar que a Terra, nosso planeta, é plana como uma pizza.

Dia 29: ClaMAN tentou fazer uma postagem em dez minutos. E falhou.

Maio: 14 postagens

Dia 01: Quem trabalha no Dia do Trabalho (e o desafio de fazer uma postagem dessas sem falar de política).

Dia 03: Como reagir (e como interagir com os outros) em dia de queda de WhatsApp.

Dia 04: Star Wars Day (May the fourth be with you) – Para comemorar, um resumo dos filmes.

Dia 07: Encheção de linguiça só pra falar que Touhou 16 logo seria lançado.

Dia 11: Ressuscitando postagem jogada nos rascunhos do blog: coletânea com nove músicas de nove estilos diferentes para nossa alegria!

Dia 14: Ainda seguindo a linha musical, quatro músicas para o Dia das Mães (vai que sua mãe gosta desse tipo de presente…)

Dia 15: O Windows 10 atualizou… Mas não deu muito certo (no meu computador, em um primeiro momento). Hora de exercitar o lado TI.

Dia 17: É cada coisa que aparece para atazanar a vida de nossos governantes, não é? A que ponto chegamos…

Dia 20: Para acalmar o clima e não falar de política, depois de um dia de chuva falamos de guarda-chuvas que não se deve usar em chuva.

Dia 25: No Dia da Toalha (ou Dia do Orgulho Nerd) o ClaMAN tava sem ideias, daí saiu isso daqui.

Dia 28: No finzinho do mês, uma postagem para lembrar que maio é conhecido como o mês das noivas. Ilustrado com garotas de animes em trajes nupciais.

Dia 30: Ainda não acabou o mês, então ainda deu pra falar do limite entre o mundo real (3D) e o mundo de animes, jogos e tals (2D) e por que esse limite não deve ser ultrapassado…

Junho: 18 postagens

Dia 1: O frio chegou (em SP) e as temperaturas caíram.

Dia 2: Como anúncios de presentes (caros) para o dia dos namorados (a 10 dias de distância) incomodam solteiros

Dia 5: Apresentações de trabalhos: o que são, por que existem e como afetam nossa vida de estudante.

Dia 7: “Diga-me com que modelo de celular/smartphone andas e te direi quem és” ou “Como julgar alguém pelo celular“.

Dia 9: Semana de provas… De novo.

Dia 12: Especial do Dia dos Namorados! 3 postagens!

9h: O que não fazer em um dia dos namorados, parte 2: trollando a pessoa que você namora.

14h: “Retorno” do Projeto Doze Estações (vocês não leram isso).

20h: 8 casais (fofos) de animes – 8 relacionamentos diferentes e, dependendo do seu ponto de vista, 8 formas de amar. (+ 2 bônus)

Dia 14: Quando você toma um remédio que te dá um sono imenso, só resta falar boa noite e cair na cama.

Dia 16: Junho é tempo de festas juninas – e de fingir que sei escrever em sotaque caipirês estereotipado.

Dia 22 21: O inverno chegou, e todo dia vira o dia mais frio do ano (até o início de julho).

Dia 23: Greves – quem ganha e quem perde? De quem são os direitos? O ClaMAN é petista ou coxinha? Descubra nessa postagem.

Dia 28 27: Resumão sobre viagens no tempo.

Dia 30: Fim do mês e conclusão do projeto mais inútil do blog:

Julho: 6 postagens

Dia 1: ClaMAN de férias = blog também entra de férias (isso explica o número mínimo de postagens nesse mês).

Dia 6: Dia do beijo (de novo), cenas de beijo (de novo). Só que LGBT agora.

Dia 13: Quatro músicas para celebrar o Dia do Rock (e mais uma bônus).

Dia 27: Imagens (papéis de parede) de animes e a promessa de postagens da série AnimeRelacionado.

Agosto: 13 postagens

Dia 4: Como é uma noite de sexta-feira dependendo da pessoa.

Dia 8: Dia dos gatos (segundo o Twitter), com curiosidades, memes e até uma garota-gato de anime.

Dia 10: Por que você corre?

Dia 12: A milésima postagem deste blog inútil.

Dia 13: Músicas para o Dia dos Pais – assim como as mães ganharam músicas, agora é a continuação com temática paterna.

Dia 18: Um gif interativo para te motivar, divertir e para você sentir que está fazendo a diferença na vida de alguém.

Dia 21: Anúncios de novidades tecnológicas com nomes interessantes: Android Oreo e processador Intel Coffee Lake. (nota: também teve um eclipse nesse dia).

Dia 22: Analisando o sentido (estranho) de músicas folclóricas. Nessa postagem, temos: Boi da cara preta e Fui no Itororó.

Dia 25: As vezes, tudo o que se precisa é de café.

Dia 29: Falando sobre a sequência numérica de Fibonacci.

Setembro: 4 postagens

Dia 01: Pleno dia de retorno às aulas… em Hogwarts, escola de magia e bruxaria da saga Harry Potter. Mas se você é uma das pessoas que não recebeu uma carta para essa escola, o jeito é (re)ler os livros.

Outubro: 5 postagens

Dia 12: Dia das Crianças, crianças gostam de doces. Por quê será?

Dia 13: Vários animes tem seres sobrenaturais, algumas vezes malignos. Em alguns animes, esses seres tem aparência de crianças. Aproveitando o dia das crianças e essa sexta-feira 13, que tal mostrar alguns personagens que parecem crianças mas não são?

Dia 31: Duas postagens nesse Halloween:

10h: Continuação da postagem acima, com mais três personagens que, de criança, só tem a aparência, pois não são simples seres humanos.

21h: Coisas de Halloween americano te assustam? Então se prepare para o verdadeiro terror com o que nosso Brasil atual pode te oferecer no Dia das Bruxas

Novembro: 2 postagens

Dia 14: No dia da divulgação dos gabaritos, temos a prova de que Enem dá tensão sim.

Dezembro: 11 postagens

Dia 21: Finalmente celebrando as férias após semanas exaustivas de provas e trabalhos (originalmente era para ser publicada no fim de novembro/ início de dezembro).

Dia 22: Músicas orquestrais made in Brasil (estava prevista para o fim de novembro).

Dia 23 (início da série natalina): O que é o Papai Noel? Ele Existe? Ele é comunista? Leia isso e muito mais nessa postagem sobre o “bom velhinho”.

Dia 24 (série natalina): Compras de última hora (em um domingo). Boa sorte ao andar pelo trânsito, tentando encontrar lojas abertas e comprar bons presentes (era para ter sido publicada na Black Friday, 24 de novembro).

Dia 25 (série natalina): Uma postagem simples para desejar Feliz Natal.

Dia 26 (fim da série natalina): Listão de animes que assisti durante 2017 (inclui cenas e fanarts de garotas de vários desses animes em roupas natalinas).

Dia 28: O segredo para postagens regulares e com certa frequência durante o ano foi revelado: agenda de postagens 2017!

Dia 30: Fazer previsões para 2018 é muito comum… Que tal apostarmos sobre o que vai acontecer em 2028?

Dia 31: Hora de relembrar o ano todo com uma imensa retrospectiva de 2017, contendo “apenas” 2766 palavras! Que, aliás, é essa postagem que você está lendo agora.


Depois de tudo isso, só resta tempo para mais algumas promessas e para a contagem regressiva (e para o champanhe, claro). Então, até ano que vem. (piada nível: tiozão)

Imagem bonitinha para você mandar no grupo de WhatsApp da família.

ClaMAN

P.S.: Em 2018 eu paro de ser procrastinador e faço um banner decente para anunciar a retrospectiva.

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

2 comentários em “Retrospectiva de 2017”

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s