Glossário

Este é o Glossário do Utilis Inutilis. Aqui você encontra definições inúteis para palavras, termos ou coisas que você já conhecia queira saber o significado. Novas palavras serão adicionadas regularmente (ou não).

LETRA “A”

LETRA “B”

  • Basicamente, nada.

LETRA “C”

> > CANIBAL: Aquele ser humano que aprecia saborear: perna humana à parmegiana, braço humano à passarinho, cabeça humana alinamesa à milanesa, etc. Resumindo: humano que come carne humana.

> > CARRO SEMINOVO: Aquele carro que o vendedor diz que só teve um dono em que está escrito no para-brisa que é do ano passado. Mas essas duas coisas não tem relação com o que está no registro do veículo.

> > CHIBI: Versões “kawaii” [veja ali abaixo] de personagens de animes. Caracterizam-se por serem cabeçudos com corpo pequeno e não muitos detalhes físicos. [definição provisória. Depois eu pesquiso mais.]

<

LETRA “D”

> > DESU [/WHAT]: Sufixo japonês. Veja aqui.

> > DP: abreviação de Dependência [em alguma matéria escolar]. Termo usado em faculdades e algumas escolas do ensino médio ou particulares, para se referir a notas vermelhas no final do semestre ou ano, que serão recuperadas no próximo semestre/ano.

DOUJIN [同人/WHAT]: Um termo japonês para: grupo de pessoas com os mesmos interesses ou hobby. Atualmente, se refere também a jogos, adaptações e animações derivadas de animes e mangás feitas por fãs.

DOUJINSHI [同人誌/WHAT]: Mangá baseado em algum outro mangá ou anime, feito por fãs. A maioria envolve hentai relações românticas ou/e algo mais… quente. ClaMAN prefere doujinshis yuri.

<

LETRA “F”

FOBIA: Medo extremo de qualquer coisa. Fonte: ClaMAN’s Experience of Life.

<

LETRA “G”

GLOSSÁRIO: Algo como uma mini-enciclopédia ou dicionário que serve para mostrar às pessoas certas palavras que elas podem não conhecer ou não saber seu exato significado. Ou apenas serve para ocupar espaço em um determinado lugar [como páginas em um livro, megabytes em um servidor, etc.].

GREVE: Grande multidão de peões trabalhadores pedindo por dinheiro aumento de salário e melhor qualid-d-dade de v-v-vida e sanuíche-iche condição de trabalho. Sinônimo de “sem aulas” quando se trata de greve de professores, e sinônimo de “sem aulas” quando se trata de um aluno cujos pais não tem carro [prejudicado] e os grevistas [sujeitos] são motoristas de ônibus.

<

LETRA “H”

HOMOFOBIA: Como todos sabem, fobia é um medo extremo de qualquer coisa. Então significa “medo de homens?” Não, significa medo de homossexuais. Resumindo: não mostre nada de yuri (veja o significado de “yuri” abaixo ou nesse link) para uma pessoa homofóbica, a não ser que queira ser agredido fisicamente.

<

LETRA “I”

INTERNETESCO: Algo relacionado a internet. [se nunca viu essa palavra, então considere que fui eu (ClaMAN) que inventou-a.]

<

LETRA “K”

KAWAII [カワイイ /WHAT]: Palavra japonesa [ah, não diga!? (veja SARCASMO abaixo)] que significa fofo, bonitinho, bonito, etc.

<

LETRA “M”

MASOQUISTA: Um ser tarado nojento que gosta de apanhar e não deve ser considerado como útil nesse mundo [definição segundo Mio-sama] Tipo de pessoa amador, ou seja, que sente prazer ao sentir dor ou ao ser ofendido. Tendem a andar próximos a pessoas sádicas [veja abaixo].

MENTIRA:  O oposto da verdade, ou seja, uma versão que não é a correta de algum fato.

MENTIROSO: Pessoa que não fala a verdade, ou seja, ela fala aquilo que o fato não é  realmente. Ela oculta a verdade de alguma coisa.

MOE: ¹ Coisa do Japão. Tente descobrir o que é isso aqui, porque eu não sei explicar.

MOE: ² Um personagem dos Simpsons.

<

LETRA “N”

NATSU [夏/WHAT]: Verão, em japonês. É algo quente e, nessa época [nos animes], várias meninas compram biquínis e vão para a praia [minha reação seria esta].

<

LETRA “O”

ONOMATOPEIA: Uma palavra que representa um som. Como você não pode escrever uma palavra numa folha de papel e a pessoa que o lê ouvir o som que você quis representar, você usa essa palavra para representar aquele som. Exemplo de palavra: “doki doki” [versão japonesa para expressar os batimentos do coração, que aqui no Brasil seriam representados com “tum tum”]. Esse termo está de acordo com o novo acordo ortográfico da língua portuguesa, senão estaria escrito “ONOMATOPÉIA” [que era bem mais simples].

ÓRGÃO: ¹ Sistema ou entidade [seja do governo ou não] que faz alguma função em alguma coisa. Exemplo de frase: “O IBAMA é um órgão público.”

ÓRGÃO: ² Instrumento musical cujo som é produzido quando o ar comprimido passa por tubos. Possui diversos teclados e registros. Atualmente, existem órgãos eletrônicos e elétricos, tipo aqueles usados em igrejas pequenas. Exemplo de frase: “Ontem eu toquei bastante no meu órgão.”

ÓRGÃO: ³ Conjunto de tecidos e músculos com uma função específica em um organismo. Exemplo de frase: “Assim como o IBAMA é um órgão público, meu coração também é de todo mundo [frase de uma pessoa namoradeira].”

OTAKU: Veja aqui.

<

LETRA “S”

S2 [S+2/WHAT]: Símbolo usado para representar um coração. Se você notar nessa imagem, a letra S maiúscula e o número 2 juntos lembram um coração. Muito utilizado com o nome de certos professores do RFS para conseguir nota [leia-se: Cidinha e Guaraci] ou em frases românticas.

SÁDICO [ou SÁDICA]: Uma pessoa que gosta de bater ou ofender com palavras de baixíssimo calão outras pessoas. Geralmente faz isso com pessoas masoquistas [veja acima ou então veja aqui].

SADOMASOQUISMO: Ao contrário do que muita gente pensa [não, não é uma indireta], não é uma pessoa que gosta de bater em si mesmo ou gosta tanto de bater quanto de apanhar. Sadomasoquismo é uma relação entre uma pessoa sádica e uma pessoa masoquista. Por um gostar de bater e o outro de apanhar, dá certo.

SARCASMO: É a mesma coisa que ironia. Você pode usar para comentar sobre alguma coisa idiota e óbvia que alguém falou, falando algo nada a ver com a realidade usando uma entonação de “aff…”. Pode-se complementar a frase com verdade!?, jura!?, mesmo!?, hontōdesu ka?! [本当ですか?!/WHAT], não diga!?, etc, com a mesma entonação. Exemplo de frase: Pessoa 1: “O céu é azul.” Pessoa 2: “Verdade!? Sempre achei que era verde!”

SINGLE: Um CD que contém uma música só, que normalmente faz parte de um álbum que será lançado em breve. O single é uma forma de mostrar como será o estilo do novo álbum. Além da música em questão, pode também conter uma versão remixada dessa mesma música, ou alguma outra música de menos sucesso.

SHOUJO [少女/WHAT]: Basicamente, significa garota. No japão, se refere especialmente a indivíduos do sexo feminino de 7 a 18 anos. O gênero shoujo-ai [ai=amor] normalmente possui insinuações yuri e coisas como “uma garota gosta de outra garota”.

<

LETRA “T”

TAIGA: Procure por “Aisaka Taiga” na letra A.

TAPA: ¹ Agressão física que consiste em bater em alguma parte do corpo [geralmente no rosto] com a mão aberta. [Masoquista curtiu isso no Facebook]

TAPA: ² Quase a agressão física, mas usado com menos força. Pode ser usado como cumprimento [quando duas pessoas se abraçam e dão tapinhas nas costas um do outro] ou outras coisas mais.

TAPA: ³ Bem… é tipo assim, mano… Você fuma uns baguio e fica mó locão, mano. Tu vai ficá brizando legal… Pode se dizer que é usar drogas.

TSUNDERE: Tsun = Frio, agressivo; Dere = Amável. É um tipo de personalidade em que a pessoa normalmente é insensível e agressiva, mas essa mesma pessoa também possui um lado doce e amável. Esse lado só vai aparecer depois que se conhece melhor a pessoa. Exemplo de tsundere: Taiga. É o contrário de Yandere [leia abaixo].

<

LETRA “U”

UNS PAR: Expressão popular que é a mesma coisa que dizer “alguns” ou “vários”.

<

LETRA “V”

VERDADE: ¹ Comentário que você pode usar quando não está interessado no assunto em que outra pessoa está falando. Se você realmente não estiver interessado, precisa falar com uma entonação realmente sonolenta. Se você estiver interessadoa, pode falar animadamente e complementar com: “me conta tu-do!”.

Exemplo de frase ¹: Pessoa 1: “A amiga da minha prima está namorando um cara!” Pessoa 2: “Ah, verdade? [pode complementar-se com “que bom.” na mesma tonalidade em que falou “Verdade?”.]”

Exemplo de frase 2: Garota 1: “Eu estou namorando aquele ga-ti-nho da rua de cima!” Garota 2: “Verdade?! Me conta tu-do!”

VERDADE: ² O oposto da mentira, ou seja, aquilo que o fato realmente é.

<

LETRA “Y”

YANDERE: É um tipo de personalidade. “Dere” significa “amável” e “Yan” pode significar “doentia”. Basicamente, a pessoa é feliz e legal, mas possui um lado doentio, sombrio e também agressivo. Melhor tomar cuidado com garotas yanderes, ou senão você pode acabar… com uma passagem só de ida para o céu/ inferno. Acho que deu pra entender, né.

4-KOMA / YONKOMA: são mangás em tiras [sim, tirinhas, como aquelas de jornais] de 4 quadros. O primeiro quadro [ki] é a introdução, mostra o cenário, personagens e/ou a base da história. O segundo [shou] desenvolve a história. O terceiro [ten] é o clímax. O quarto e último [ketsu] é o desfecho, onde há a reação dos personagens. Claro que não precisa ser exatamente assim em todos os 4komas.

YURI: Se trata de romance entre garotas. Sim, namoradas. “Lesbianismo” para ser mais exato. Veja mais disso aqui.

<

>

======================================== == | == | == ========================================  

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s