Sobre Darmstadtio

Bem pessoal, esse pode ser um post um tanto quanto útil demais para esse blog, mas tive que o fazer.

Ninguem  Muitas pessoas pesquisam no todo poderoso Google “Darmstádtio” e acabam vindo parar (por engano) no blog, pois sou o único que numa maravilhosa tarde de verão precisava de um nick pro twitter e olhou para a apostila de química usa o nome desse elemento químico como Nickname [‘Apelido’ em português]

Alguns exemplos de pesquisas recentes, mas já vi pesquisarem "algum objeto que contem darmstadtio", "qual a utilização do darmstadtio para os homem"....
Alguns exemplos de pesquisas recentes, mas já vi pesquisarem “algum objeto que contem darmstadtio”, “qual a utilização do darmstadtio para os homem”….

Aí eu pensei ‘Poxa vida, eu fico tão P da vida quando faço uma pesquisa no Google e entro em um lugar errado, vou ajudar todos esses visitantes alheios’

E se agora, você for um visitante alheio que estava pesquisando sobre mim Darmstádtio e caiu aqui, agradeça.

Começamos então a Wikipédia sobre o Darmstádtio no Utilis Inutilis:

imagem darmstadtio
Montagem feita pelo ClaMAN, mestre no photoshop.

Darmstádtio é o nome do elemento químico sintético extremamente radioativo de numero  atômico 110 cujo símbolo (Abreviação) é Ds. Pertence ao grupo 10 da Classificação Periódica dos Elementos. Este é um elemento sintético que decai rapidamente; seu isótopo de massa 267-273 têm semi-vidas da ordem de microssegundos; O isótopo mais estável conhecido, darmstadtio-281, tem uma meia-vida de aproximadamente 11 segundos.

  • Nome : Darmstadtio
  • Símbolo : Ds
  • Número atômico : 110
  • Peso atômico : [281]
  • Estado padrão : presumivelmente um sólido
  • Grupo na tabela periódica : 10
  • Nome do grupo : (nenhum)
  • Período na tabela periódica : 7
  • Bloco de tabela periódica : d-bloco
  • Cor : desconhecida, mas provavelmente metálico e prateado branco ou cinza.
  • Classificação : Metais de transição

Criação

Foi descoberto no dia 9 de novembro de 1994 em Gesellschaft für Schwerionenforschung ( traduzido como Instituto de Pesquisas de Íons Pesados) na cidade de Darmstadt, na  Alemanha.
Foi obtido atravez de um processo chamado fusão fria  ( baixo aquecimento ). Utilizaram  um bombardeio do isótopo de chumbo(Pb208) com íons acelerados de níquel (62Ni), em um acelerador de íons pesados​​, e então detectaram um (único) átomo do isotopo Darmstádtio-269.

Foi recriado em 23 de novembro do mesmo ano, do mesmo modo, porém utilizando na fusão o Ni-64 foi criado o isótopo Ds-271, com dois nêutrons a mais que o Ds-269.

Com essa nova descoberta, o Instituto Gesellschaft für Schwerionenforschung ganhou a competição pela obtenção de metais pesados, competindo com Berkeley ( Estados Unidos ) e Dubna ( Rússia ).

Distribuição eletronica darmstadtio
Distribuição eletronica darmstadtio

Nomenclatura

Antes da sua descoberta, era nomeado como  “ununnilium”. O nome do elemento foi dado em homenagem a cidade que foi feito, Dartmstadt. Seu nome em português brasileiro é darmstadtio, em português europeu é darmstacio e em inglês fica darmstadtium.

Foi sugerido por alguns cientistas alemães o nome  “policium” para o novo elemento, pois o numero da policia alemã é o mesmo do numero atômico do elemento (110). Também consideraram nomear o elemento de “wixhausium”, pois o nome do bairro do instituto de Darmstadt chama-se Wixhausen. O nome Darmstadtio foi oficialmente recomendado pela IUPAC em 16 de agosto de 2003.

Utilidade do Darmstadtio

Até hoje, não foi detectada nenhuma utilidade para o Darmstádtio  Quem sabe num futuro, ele possa ser utilizado em algo que envolva metais super pesados (e radioativos)

__________________________________________________________________

E chega aqui o fim da Wikipédia no Utilis Inutilis. Não sou químicoo nem cientista, mas acho que pode ajudar na lição de casa de alguém aí. (Se tiver errado, a culpa não é minha na verdade é sim)

Feito pelo original e único elemento químico vivente que edita nesse blog:
Darmstadtio

Anúncios

5 comentários em “Sobre Darmstadtio”

  1. Mano eu tenho q fazer um trabalho de escola e ele pediu amostra de qualquer coisa q envolva o elemnto q eu peguei vo junta meus amigos q pegarão urânio plutônio e esse elemento do texto acima e vo faze um bomba nuclear com ele kkkkkkkkkkkkkkkkk valeu ae me ajudo bastante

    Curtir

Se você comentar nessa postagem, o editor fará carinho em três gatos. Que tal comentar, então? É de graça!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.