Sobre Darmstadtio

Bem pessoal, esse pode ser um post um tanto quanto útil demais para esse blog, mas tive que o fazer.

Ninguem  Muitas pessoas pesquisam no todo poderoso Google “Darmstádtio” e acabam vindo parar (por engano) no blog, pois sou o único que numa maravilhosa tarde de verão precisava de um nick pro twitter e olhou para a apostila de química usa o nome desse elemento químico como Nickname [‘Apelido’ em português]

Alguns exemplos de pesquisas recentes, mas já vi pesquisarem "algum objeto que contem darmstadtio", "qual a utilização do darmstadtio para os homem"....
Alguns exemplos de pesquisas recentes, mas já vi pesquisarem “algum objeto que contem darmstadtio”, “qual a utilização do darmstadtio para os homem”….

Aí eu pensei ‘Poxa vida, eu fico tão P da vida quando faço uma pesquisa no Google e entro em um lugar errado, vou ajudar todos esses visitantes alheios’

E se agora, você for um visitante alheio que estava pesquisando sobre mim Darmstádtio e caiu aqui, agradeça.

Começamos então a Wikipédia sobre o Darmstádtio no Utilis Inutilis:

imagem darmstadtio
Montagem feita pelo ClaMAN, mestre no photoshop.

Darmstádtio é o nome do elemento químico sintético extremamente radioativo de numero  atômico 110 cujo símbolo (Abreviação) é Ds. Pertence ao grupo 10 da Classificação Periódica dos Elementos. Este é um elemento sintético que decai rapidamente; seu isótopo de massa 267-273 têm semi-vidas da ordem de microssegundos; O isótopo mais estável conhecido, darmstadtio-281, tem uma meia-vida de aproximadamente 11 segundos.

  • Nome : Darmstadtio
  • Símbolo : Ds
  • Número atômico : 110
  • Peso atômico : [281]
  • Estado padrão : presumivelmente um sólido
  • Grupo na tabela periódica : 10
  • Nome do grupo : (nenhum)
  • Período na tabela periódica : 7
  • Bloco de tabela periódica : d-bloco
  • Cor : desconhecida, mas provavelmente metálico e prateado branco ou cinza.
  • Classificação : Metais de transição

Criação

Foi descoberto no dia 9 de novembro de 1994 em Gesellschaft für Schwerionenforschung ( traduzido como Instituto de Pesquisas de Íons Pesados) na cidade de Darmstadt, na  Alemanha.
Foi obtido atravez de um processo chamado fusão fria  ( baixo aquecimento ). Utilizaram  um bombardeio do isótopo de chumbo(Pb208) com íons acelerados de níquel (62Ni), em um acelerador de íons pesados​​, e então detectaram um (único) átomo do isotopo Darmstádtio-269.

Foi recriado em 23 de novembro do mesmo ano, do mesmo modo, porém utilizando na fusão o Ni-64 foi criado o isótopo Ds-271, com dois nêutrons a mais que o Ds-269.

Com essa nova descoberta, o Instituto Gesellschaft für Schwerionenforschung ganhou a competição pela obtenção de metais pesados, competindo com Berkeley ( Estados Unidos ) e Dubna ( Rússia ).

Distribuição eletronica darmstadtio
Distribuição eletronica darmstadtio

Nomenclatura

Antes da sua descoberta, era nomeado como  “ununnilium”. O nome do elemento foi dado em homenagem a cidade que foi feito, Dartmstadt. Seu nome em português brasileiro é darmstadtio, em português europeu é darmstacio e em inglês fica darmstadtium.

Foi sugerido por alguns cientistas alemães o nome  “policium” para o novo elemento, pois o numero da policia alemã é o mesmo do numero atômico do elemento (110). Também consideraram nomear o elemento de “wixhausium”, pois o nome do bairro do instituto de Darmstadt chama-se Wixhausen. O nome Darmstadtio foi oficialmente recomendado pela IUPAC em 16 de agosto de 2003.

Utilidade do Darmstadtio

Até hoje, não foi detectada nenhuma utilidade para o Darmstádtio  Quem sabe num futuro, ele possa ser utilizado em algo que envolva metais super pesados (e radioativos)

__________________________________________________________________

E chega aqui o fim da Wikipédia no Utilis Inutilis. Não sou químicoo nem cientista, mas acho que pode ajudar na lição de casa de alguém aí. (Se tiver errado, a culpa não é minha na verdade é sim)

Feito pelo original e único elemento químico vivente que edita nesse blog:
Darmstadtio

Anúncios

5 comentários em “Sobre Darmstadtio”

  1. Mano eu tenho q fazer um trabalho de escola e ele pediu amostra de qualquer coisa q envolva o elemnto q eu peguei vo junta meus amigos q pegarão urânio plutônio e esse elemento do texto acima e vo faze um bomba nuclear com ele kkkkkkkkkkkkkkkkk valeu ae me ajudo bastante

    Curtir

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s