Games of ClaMAN #2: Touhou 6 ~ EoSD

Um pouco sobre Touhou Project, uma sequência de jogos… Ah, leia pra entender.

Anúncios
TOUHOU!
TOUHOU!

Eu sei que vocês estavam ansiosos pelo dia em que eu explicaria quem raios é Flandre Scarlet e o que raios é Touhou. E sim, esse dia chegou. Ou não. Bem, para começar, Touhou é muito mais do que uma série de jogos de danmaku. Além de 14 jogos na série de danmaku, tem dois de photodanmaku, quatro spinoffs de luta e um extra de danmaku congelante. Fora isso, tem livros, mangás, artbooks e só não tem anime porque o ZUN não deixa. Por enquanto, isso é irrelevante.

Se quiser entrar nesse mundo sem volta, seja firme e continue a ler. Vai valer a pena.

Para explicar, antes de tudo, o que raios é Danmaku:

Isso é danmaku.
Isso é danmaku. Na parte de baixo (logo acima da palavra “Na”) você encontra a protagonista tentando não ser atingida.

Imagine tiros lançados por inúmeros oponentes. De todos os lados. Enchendo toda a tela. E você tem uma hitbox que é um mísero ponto de 5×5 pixels e precisa encontrar um espaço livre entre todos os tiros, que podem chegar a ter uns 50 pixels de tamanho, e podem variar entre facas, bolinhas, pontinhos, olhos púrpuras gigantes, lasers e outros.

Lá embaixo vai ter um vídeo disso na prática, então fique tranquilo se a imagem não foi o suficiente. Em Touhou, temos quatro níveis de dificuldade em TODOS os jogos:

Easy: Nem tem graça, nem permite desbloquear o Extra. Mas é bom se você for um iniciante [que é covarde por não ir logo para o Normal] e não fazer ideia de como mexer o personagem.
Normal: O normal. É o suficiente para você completar o jogo e ser feliz, achando que sua diversão está no nível certo.
Hard: Um Normal com mais tiros, mais velocidade e mais pressão, e é mais difícil de chegar até o final sem precisar de continues.
Lunatic: O nível do ZUN [criador da série toda, conhecido pelo seu visual “estiloso” e por beber cerveja pra caramba]. Talvez dê pra passar isso se você estiver sonhando após uma bebedeira no meio de uma montanha congelada durante a lua cheia.


O jogo que vai ter sua história contada aqui hoje é o sexto da série do projeto.

ClaMÂN, porquê não fala do primeiro?
Um leitor qualquer.

Os cinco primeiros foram lançados para PC-98 [um tipo de MS-DOS japonês], e são considerados à parte. Agora, o sexto foi o primeiro a ser lançado para Windows, além de ser um dos mais populares, com as personagens mais populares e a história mais popular. Falaremos do Touhou 6 – Embodiment of Scarlet Devil [ou só EoSD, pra abreviar]!

Elenco do jogo
Elenco do jogo

ClaMÂN, o jogo tem “devil” no nome mas tem um monte de garotinhas coloridas e fofas ali!
O mesmo leitor que opinou anteriormente.

(Clique pra ver maior) Aí não estão todas as personagens. Sério.
(Clique pra ver maior) Aí não estão todas as personagens, embora tenha quase todas.

Touhou é maior do que Precure [séries de animes de garotinhas mágicas que lutam contra o mal usando a força do amor] em quantidade de garotas. Cada jogo tem em média 10 personagens do sexo feminino, contando com as personagens jogáveis e as “chefonas” [bosses]. Se considerarmos tudo relacionado a Touhou, só tem dois personagens homens: um é uma nuvem [acredite: é sério] e o outro cuida de uma loja, não tem poderes para lutar com spellcards [depois eu explico o que são spellcards] e ainda dizem que é gay.

Lembra da Flandre? Então, ela é a Extra Boss.
Lembra da Flandre? Então, ela é a Extra Boss.

O nome desse jogo pode ser traduzido como “Encarnação do Demônio Escarlate”. Na verdade, isso é mais para dar um impacto, a não ser que você considere a boss do Extra [explico embaixo o que é Extra] como um demônio…

Esse jogo, como um Touhou típico, tem seis níveis/fases/estágios/levels [a não ser que você tenha ficado com medinho e esteja jogando no Easy, que só tem cinco]. Cada estágio tem fadinhas aleatórias que atiram em você, uma midboss, mais fadinhas aleatórias e aí sim o boss.

E, finalmente, a história:

Está tudo tranquilo em Gensokyo [a terra sem lógica que parece com um Japão feudal], até que uma névoa vermelha encobre o sol e deixa tudo escuro.

E é aí que começa o jogo! Afinal, alguém tem que resolver os problemas de Gensokyo, certo? E esse alguém é ninguém menos que Reimu Hakurei e Marisa Kirisame!

À esquerda, a feiticeira descontraída. À direita, a sacerdotisa (insira um adjetivo).
À esquerda, a feiticeira descontraída. À direita, a sacerdotisa (insira um adjetivo).

No Touhou 6, Cada uma das duas tem duas opções de ataque e spellcard [ataque especial para emergências]. Ou seja, são quatro opções disponíveis para escolha antes de iniciar o jogo.

Cada estágio é uma parte do caminho até o lugar onde o mal se hospeda, ou seja, onde está a boss final. A dificuldade aumenta gradativamente conforme se avança no jogo [ou seja, o nível 6 do Lunatic é um bocado impossível…] Pois bem, vamos do começo.

Rumia
Rumia.

Stage 1: Seguindo a própria intuição, a protagonista atravessa uma floresta à noite, e se depara com Rumia [depois de eliminar umas fadinhas]. Rumia é uma youkai [depois eu explico o que são youkais] da escuridão, seu alimento são humanos comuns e não é lá uma youkai muito poderosa.

Como a Rumia é do nível 1, seus ataques são simples de se desviar e em uns três minutos você já passa para o nível 2.

Cirno (em primeiro plano, à esquerda) e Daiyousei.
Cirno (em primeiro plano, à esquerda) e Daiyousei.

Stage 2: Já pela manhã, a protagonista atravessa voando [literalmente] o lago da neblina [Mist Lake, no original]. Acaba com umas fadinhas aleatórias e encontra Daiyousei [fadinha mid-boss], segue e, ao constatar que está perdida por causa da névoa, encontra Cirno. Cirno é uma fada que controla o gelo, se acha a mais forte de todo mundo em Gensokyo, tem a mentalidade de uma garotinha de 9 anos e gosta de congelar sapos como hobby.

Sendo nível 2, ainda está fácil de se esquivar, então em uns instantes dá pra derreter a Cirno e continuar a jornada.

Hong Meiling
Hong Meiling.

Stage 3: Passamos o lago e chegamos em terra firme, ainda seguindo a intuição [nada de bússola? nada]. No meio do caminho, há uma pequena luta com Hong Meiling [conhecida como “garota chinesa”], que acaba com um bônus [vida extra!] e um “Eu voltarei…” Continua-se a jornada, até chegar nos portões da Mansão Escarlate do Mal, ou Mansão do Mal Escarlate, Ou Mansão Mal Escarlate [O nome original e aceitável é Scarlet Devil Mansion]. Lá, reencontra-se Hong Meiling, que é a porteira da mansão [conhecida por dormir no serviço].

A partir desse ponto, todo tipo de inimigo vai querer unica e principalmente te eliminar, ou seja, a coisa aperta. Após uma batalhinha complicada, você ganha [ou não] e segue a garota chinesa mansão adentro.

Koakuma (e uma Marisa na janela)
Koakuma (e a Biblioteca)
Patchouli Knowledge
Patchouli Knowledge

Stage 4: Chama muita atenção entrar pela porta principal, certo? Então que tal tomar um atalho pela Biblioteca? Um ambiente grande e escuro, cheio de feitiços e proteções mágicas [ou você acha que eles dependeriam só de uma porteira dorminhoca para proteger a mansão inteira?]. No meio do caminho, Koakuma [uma demônio] ataca a protagonista [típico]. Após passar todos os obstáculos da biblioteca, encontra-se Patchouli Knowledge, uma garota poderosa com habilidade em magia elementar, mas com saúde frágil.

Porém, não é porque a Patchouli tem saúde frágil que signifique que esse estágio seja simples e rápido, pelo contrário: dependendo da protagonista e do ataque escolhido, os padrões de ataque da Patchouli mudam, o que torna a coisa difícil.

Sakuya Izayoi
Sakuya Izayoi

Stage 5: Então, a protagonista conseguiu derrotar cansar a Patchouli, e chegou ao centro da mansão. Os ataques estão cada vez mais difíceis, e fica mais complicado desviar. Porém, o lado bom é que já estamos quase no fim. No meio dos corredores, Sakuya Izayoi, a empregada-chefe da mansão reclama que a protagonista está atrapalhando a limpeza e tenta impedi-la de seguir. Após ganhar mais uma vida extra e continuando, reencontra-se Sakuya mais à frente, onde ela tenta defender a dona da mansão e sua superiora usando poderes para parar o tempo por alguns segundos, além de ataques com facas.

Não é nada fácil evitar um ataque que surge do nada, ou ataques que deixam você travado enquanto montes de facas estão apontadas para você.

Stage 6 ~Final: De alguma maneira [continues?], a protagonista consegue sobreviver aos ataques da empregada da mansão escarlate, e segue caminho até os aposentos daquela conhecida como “The Scarlet Devil” [em tradução ridiculamente livre, A Escarlate Má, ou melhor, A Demônio Escarlate]. Claro que não iria ser simples encontrá-la, então Sakuya usa suas últimas forças para impedir que a protagonista alcance o objetivo inteira [e talvez ainda te faça perder uma vida].

Mas, supondo que a protagonista seja a Marisa, e que ela dê um Master Spark [pense em algo como um Kamehameha colorido] na Sakuya, encontramos a pessoa que está por trás do incidente da névoa:

REMILIA SCARLET

Remilia Scarlet
Vampira da Forte Neblina, Demônio Escarlate, Mestra da Noite, Manipuladora do Destino, etc.

Sim, à primeira vista você pensa que é só uma loli. Não deixa de ser, mas ela também é uma vampira com cerca de 500 anos de idade [embora o corpinho seja de 13] e é mais poderosa do que aparenta. Para que pudesse andar livremente por Gensokyo, lançou no céu a névoa vermelha [afinal, o vermelho está no seu sangue (literalmente)] que ocultou o Sol.

Remilia perdendo carisma e ganhando fofura
Remilia perdendo carisma e ganhando fofura

Embora tente manter uma imagem séria e respeitosa, na verdade Remilia tem uma mentalidade infantil e egoísta. [bem, a parte do “egoísta” já tinha dado pra notar no fato: “vou jogar uma névoa vermelha em toda a Gensokyo para que EU possa andar sem ter problemas de insolação, afinal EU sou uma vampira”]

E não é a toa que ela é a final boss: os ataques são mais belos [há beleza em danmaku, sabia?], mais numerosos e mais mortais do que os dos níveis anteriores. Às vezes, você perde nos ataques finais do jogo simplesmente por estar cansado de tantos ataques após ataques… As últimas spellcards costumam cansar mais pelo fato de você estar há quase meia hora desviando do que pelo fato de serem difíceis.

A maior frustração é perder sua última vida nos momentos finais da última spellcard. Porém, basta um pouco de esforço para desviar, atacar e… Acabar com o problema de uma vez por todas.


Reimu feliz por ter resolvido o incidente.
Reimu feliz por ter resolvido o incidente.

Bem, acabou o jogo e você conseguiu completar todos os estágios no modo Normal, Hard ou Lunatic, com todas as vidas que você ganhou durante o jogo [bônus nos níveis 3 e 5, e com 10 milhões, 20 milhões, 40 milhões e 60 milhões de pontos] sem precisar de continue nenhum. O que você ganha é a oportunidade de jogar no estágio Extra!

Além da história normal e dos 6 estágios, sempre tem um estágio extra, com uma história estilo spin-off. Como se não bastasse passar o estágio 6 em Lunatic, você desbloqueia esse estágio que é um bocado mais complicado…

No Touhou 6, a protagonista retorna à Mansão Escarlate Mal e, após surrar várias fadinhas-empregadas revoltadas, encontra Patchouli Knowledge bem de saúde – Ou seja, com muito mais poder. Depois de se esquivar dos ataques dela [talvez com uma vida a menos, segue caminho até encontrar a causadora da bagunça: Flandre Scarlet

Olha a inocência.
Olha a inocência.

Irmã mais nova [495 anos e corpinho de 12] de Remilia Scarlet, vampira [e com asas mais estilosas do que da irmã] e consideravelmente ingênua… Desde seu nascimento, viveu trancada no interior da mansão, até esse dia [em que chegou ao hall]. Como vampiros [pelo menos os de Gensokyo] não podem sair na chuva, Patchouli fez com que uma tempestade caísse sobre a mansão para conter a jovem Flandre lá dentro.

Mesmo sendo uma vampira, Flandre não sabe como atacar humanos [também, com uma empregada pra fazer a comida…], e por isso manda bala [literalmente] pra cima da protagonista. Aí, boa sorte em desviar.


Para concluir, tem um vídeo do jogo. Afinal, não adianta ler tudo e não entender como joga…

Vídeo do stage 4, usando a Marisa, modo normal [pra pegar leve].

Quer imagens? No Danbooru tem:
Embodiment_of_Scarlet_Devil / Rumia / Cirno / Hong_Meiling / Patchouli_Knowledge / Izayoi_Sakuya / Remilia / Flandre

Quer ouvir as músicas? No YouTube tem em playlist.

Quer jogar? Então pode comprar pela internet [ou baixar no site doujinstyle.com]

Quer saber mais? Acesse en.touhouwiki.net [em inglês, mas tem de tudo sobre Touhou]

ClaMAN

P.S.1: Pretendo fazer postagens com os outros jogos de Touhou também, afinal tem muita coisa pra falar ainda.

P.S.2: Aqui tem outra postagem da Flandre, se quiserem ver.

P.S.3:

Lolincest (não podia faltar yuri).
Lolincest (não podia faltar yuri).

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s