Games of ClaMAN #1 – OMSI

OMSI – Um jogo para quem sempre quis dirigir um ônibus e ficar fazendo aquele som de “tss tss” com o pedal do freio.

[sim, o título foi tentativa de fazer referência.]

Eu sou uma pessoa que tem o hábito de procrastinar. Quando eu não estou estudando, tocando ou dormindo, ou eu estarei no facebook ou estarei jogando.

Eu também sou uma pessoa sedentária, que mal começa a subir uma ladeira que já fica ofegante [mas existem poucos blogueiros que não são sedentários, afinal. Faz parte…]. Por isso, não pense que são jogos como futebol, basquete, vôlei, badmington ou afins.

Também não são jogos de tabuleiro ou de cartas, já que o computador costuma roubar nesses.

Os jogos que eu jogo são considerados estranhos pelo resto da humanidade, mas eu não me importo com ela. Se fizermos a conta, dá um total de 10 jogos regulares e outros 3 ocasionais.

#1 – OMSI

Pela capa que você conhece um jogo.
Pela capa que você conhece um jogo.

OMSI – der Omnibus Simulator – é um simulador de ônibus [melhor que o Bus Driver, mas exige um bom computador]. O objetivo é simplesmente dirigir um ônibus cidade afora pegando passageiros.

O Bus Driver faz a mesma coisa, mas sendo mais simples e sem tanto compromisso com a realidade. Nesse jogo, você tem um painel [quase] inteiramente funcional, onde até o controle do ar condicionado funciona e as janelas abrem. Nesse jogo, tem motoristas fazendo a mesma rota que você. Você pode atropelar pessoas também [embora o jogo te xingue por isso]. Além disso, você também é o cobrador e tem que vender bilhetes, e prepare-se para ouvir reclamações caso dê o troco errado, dirija rápido demais, bata em outro carro ou apenas esqueça de acender a luz interna à noite.

Os ônibus padrões do jogo são de dois andares.
Os ônibus padrões do jogo são de dois andares.

Claro, o gráfico das cidades não chega a ser excelente, nem a água espirra nas pessoas se você passar em uma poça correndo, mas a graça de acelerar ao máximo um ônibus pesadão que está 15 minutos atrasado é impagável.

O jogo vem com uma microcidade pra você aprender a dirigir e abrir as portas e também uma rota de 40 minutos pelas ruas de Berlim, mas isso não é limite para a criatividade de ninguém – o jogo vem com a possibilidade de fazer sua própria cidade, com suas próprias rotas e, se você souber fazer modelagem em 3D, pode tentar criar seu próprio ônibus.

As melhores criações são ônibus de 15 metros com sistema de rebaixamento e mais umas outras coisas, além de mapas bem trabalhados de várias cidades [a maioria fictícia]. E, como tem gosto pra tudo, o Brasil não deixa a desejar. Se você procurar, acha vários modelos de ônibus que você já pegou alguma vez na sua vida aonde quer que você more [e com aquele sonzinho de ônibus velho fiel ao verdadeiro].

Achou legal? Se interessou? Acha que seu PC aguenta? Então, vem as notícias [boas]:

Em breve [até o fim desse ano] sairá o OMSI 2, com ônibus articulados [eu estou morrendo de alegria por isso] e novas funções. Mas, se você não quer esperar, pode procurar pelas internets e “comprar” a versão 1 mesmo.

Eu sonho em pilotar essa coisa linda.
Eu sonho em pilotar essa coisa linda.

Bom, aí vão links:

Por torrent ou por link direto

OMSI Brasil – um site para ver addons e notícias do jogo.

Fórum sobre o jogo [em inglês].

Fórum oficial [feito pelos criadores do OMSI!]

Site para você comprar diretamente o jogo [se quiser ser chique, pode comprar a versão em caixa, mas é mais cara (leia-se: frete – afinal, o jogo é alemão) e demora pra chegar – ou compre a versão download]

Acho que só. Dúvidas nos comentários e tradução no site OMSI Brasil.

cslclaman_sign

P.S.: Eu acho que dirijo bem.

B Ô N U S :

Vídeo promocional mostrando as funcionalidades do OMSI.

Coisas que só acontecem quando eu estou atrasado em um ônibus cheio.
Coisas que só acontecem quando eu estou atrasado em um ônibus cheio. Motivo: os motoristas quiseram ser gentis, um de cada lado do cruzamento, e ninguém quis passar primeiro.

Autor: cslclaman

Desenvolvedor web/Java. Católico. Escrevo coisas, crio e toco músicas nas horas vagas ou quando não estou vendo animes. Copiei essa descrição do meu Twitter.

Uma consideração sobre “Games of ClaMAN #1 – OMSI”

  1. Fabrica de onibus de mercedes benz monobloco
    0-302 agrale 17.0
    0-303 busscar urbanus
    0-305 caio apche vip 1.2.3
    0*317 chervalet brasil 6500
    0-321 comil svelto 2012
    0-322 ciferal citmax
    0-326 marcopolo torino 2015
    0-331 mascarello gran via
    0-344 mercedes benz of 1618
    0-352 scania f 250 hl
    0-355 tecnobus
    0-362 thamco
    0-364 volvo
    0-365 volkswagen
    0-371 valore
    0-400 irizar
    0-500 iveco

    Curtir

Se você comentar nessa postagem, o editor fará carinho em três gatos. Que tal comentar, então? É de graça!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.