Disjuntor (2)

Já se perguntou o que é um disjuntor? A gente (finge que) explica!

Anúncios
Disjuntor só pra ilustrar a postagem e por causa do título
Disjuntor só pra ilustrar a postagem e por causa do título

Provavelmente você veio procurar algo sobre disjuntores e chegou aqui, assim como os mil e poucos que acharam essa postagem.

Mas afinal, o que é um disjuntor?

Um disjuntor (do grego diakópti̱s, do inglês CIRCUIT BREAKER (literalmente: quebrador de circuitos), do japonês 遮断器 (shadanki, literalmente: transgressor, mas em hiragana fica algo como “desassociador”)) é um componente elétrico.

Sua função principal é interromper um circuito elétrico em caso de sobrecarga, protegendo os componentes ligados a ele. Ou seja, quando o disjuntor desarma, é para salvar os componentes elétricos, impedindo que queimem.

Raio-x de um disjuntor do Wikipedia.
Raio-x de um disjuntor do Wikipedia. Não me pergunte o que cada número representa.

Não deu pra entender? Então vamos lá. É um tipo de interruptor que fica sempre ligado. Só que, se você liga o chuveiro, o microondas e a máquina de lavar ao mesmo tempo, a energia inteira da sua casa é puxada. Então, pra evitar que alguma coisa (tipo: seu computador) acabe queimando com essa energia toda, o disjuntor desliga, desligando as coisas e sacrificando-se pelo bem de seus aparelhos (awwwn…)

Então, tenha carinho pelos disjuntores (e pelos fusíveis, antepassados dos disjuntores): eles estão ali, suportando toda a carga que você pede quando liga cinco aparelhos em uma tomada só sem nem um filtro de linha pra ajudar.

Os coisinhas redondos são fusíveis, antepassados dos disjuntores.
Os coisinhas redondos brancos são fusíveis, antepassados dos disjuntores. E o dedo é… Um dedo (que pode acabar tomando um choque)

A próxima postagem da série “elétrica” será sobre amperagem.

ClaMAN

P.S.: Isso não é uma série e eu não entendo coisa alguma de elétrica. Não esperem mais postagens sobre disjuntores, fios ou coisa do tipo.

B Ô N U S :

Isso é um quadro de distribuição elétrica. Se você gostou de disjuntores, aí tem um monte deles.
Isso é um quadro de distribuição. Se você gostou de disjuntores, aí tem um monte deles (cuidado com a voltagem). Confira se todos estão ligados.

Autor: ClaMAN

Animes? Assisto, mas a maioria ou é de romance ou é de fantasia ou é de vida cotidiana. Jogos? Jogo, mas meu jogo preferido é um simulador de ônibus, e os outros não são populares. Livros? Li alguns e escrevo histórias (que parecem fanfics) de vez em quando. No resto do tempo, sou um estudante "normal" de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (vulgo "Programação"). Prazer.

Comente por favor! Comment Please!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s